Acreditamos, enquanto profissionais de ensino, que a dimensão afectiva constitui um norte para a superação dos limites humanos exigidos pela docência e, por isso, construímos um lugar especial, equipado com os melhores recursos pedagógicos e humanos, capaz de fazer face a todos os desafios com que a criança se depara, na sua prática diária.
Aqui, o aluno constrói o seu conhecimento com a ajuda do professor e dos seus pares; aprende fazendo e desenvolve as suas potencialidades, sendo o contexto ensino-aprendizagem, salpicado de afecto, criatividade, confiança e dinamismo, em condições que revelam uma boa formação pessoal e profissional dos educadores.
A prática pedagógica exercida pelo colégio da Arrábida, visa atingir os seguintes objectivos:
– Privilegiar a dimensão afectiva como catalisador da aprendizagem;
– Promover o desenvolvimento integral da criança, respeitando a individualidade do seu ser, moldando comportamentos que favoreçam a aprendizagem significativa, diferenciada e criativa;
– Fomentar uma progressiva consciência visando uma inserção saudável na sociedade;
– Desenvolver a expressão e a comunicação oral e escrita;
– Despertar a curiosidade, a reflexão e o espírito crítico;
– Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar, alegria, motivação e segurança.